O Cult.iva
O Projeto Cult.iva é uma iniciativa independente cuja proposta é trazer para Ribeirão Pires-SP um evento amplo que fomente o cenário cultural da cidade através da Cultura Hip Hop e seus quatro pilares: o MC, o DJ, o Graffiti e o Breaking (e outras danças urbanas).
Com oficinas, apresentações, batalhas e confraternizações, o intuito do projeto é realizar várias atividades interativas que introduzam ao público o movimento do Hip-Hop, possibilitando mais conhecimento da cultura, aprofundamento do tema e até mesmo uma integração com outras pessoas a partir do compartilhamento dessas experiências.

Relevância e Pertinência
Na análise da cena cultural da cidade de Ribeirão Pires-SP, é notória a percepção de que existe um déficit de espaços e oportunidades de aprendizado e desenvolvimento das expressões artísticas urbanas existentes. Quando se trata da cultura Hip-Hop. especificamente, observa-se que tanto os artistas quanto a população interessada na temática têm dificuldade de encontrar espaços de identificação e potencialização dessas expressões.
Dessa forma, a relevância do projeto consiste na construção de um espaço para que os artistas da cidade possam se desenvolver e se atualizar, além de reintroduzir artistas que por essa carência acabaram migrando para outros espaços e municípios. O projeto também contribui para disseminar a cultura do Hip-Hop, tornando-a acessível para públicos que desconhecem esse universo e fortalecendo assim a cena local.
Atividades
O Cult.iva tem uma estrutura com cinco atividades que são os pilares do nosso projeto, atividades que são, exposição de arte, oficina de dança, bate-papo, festas e sempre um atividade extra interativa.
Exposição de Artes Plásticas Urbana
Em cada edição, pretende-se é realizada uma exposição de arte que esteja em sintonia com a cultura urbana. O objetivo é que sejam exploradas modalidades diversas voltadas para a cultura do Hip-Hop tais como live paint, quadros, esculturas, graffiti, entre outras.


Oficinas de Dança
Espaço para que os participantes do evento aprendam e desenvolvam suas habilidades dentro das danças urbanas. As oficinas são sempre conduzidas por dois professores convidados que ministrarão uma aula em nível iniciante ou intermediário, com estilos de dança que atualmente fazem parte da cultura Hip-Hop (Breaking, Locking, Popping, Dancehall e Hip-Hop Freestyle).
Atividades Extra
Esta atividade estará presente em todas as edições, correspondendo ao tema de cada edição. A proposta é de que o público participe mais ativamente, trazendo suas contribuições e potencializando suas performances dentro do tema proposto, por meio de atividades em diversos formatos, sendo eles: Batalhas de Dança, Batalhas de MC’s, Saraus, Oficinas de Múltiplas Linguagens e Pocket Shows.


Festa de Confraternização
(Jam Cult.iva)
Para finalizar cada evento, ocorre uma pequena festa (Jam Cult.iva) de confraternização no local, incluindo todos os participantes (público e convidados executores das atividades). A proposta é que sempre haja um DJ convidado para disseminar a música da cultura e oferecer um espaço de interação e troca entre o público.
Bate-Papo
Levando em conta que toda edição será temática, considera-se o bate-papo um espaço de discussão e transmissão de conhecimento acerca do tema. A estrutura da atividade é composta por uma pessoa mediadora que vai fazer uma breve apresentação do tema e propor uma discussão com o público dentro do modelo de uma roda de conversa. O objetivo é promover a reflexão de determinadas temáticas dentro do contexto do Hip-Hop, além de oferecer espaço de troca de ideias e opiniões, além de incentivar a busca por conhecimento e aprofundamento na cultura.

